-
Arquitetos: Studio Avocado
- Área: 74 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Syam Sreesylam
Descrição enviada pela equipe de projeto. O requerimento indicava um projeto contemporâneo e minimalista, com espaços envidraçados e paisagismo rico. A exigência do cliente de incorporar lagos de peixes koi na paisagem foi estabelecida como prioridade. Em vez de criar um lago no meio da paisagem, foi feita uma experiência de trazer o corpo d'água e a paisagem para o projeto. Assim, o conceito de um escritório flutuante foi explorado, introduzindo o corpo d'água e projetando acima dele. O paisagismo foi usado como uma ferramenta para fornecer uniformidade, preservando a arquitetura do antigo escritório, mas misturando-a com o novo. O projeto deve abraçar a rica paisagem verde nos espaços interiores. Sendo assim, adotar uma arquitetura tropical para misturar o ambiente construído e a paisagem de maneira eficiente gerou um espaço de escritório bonito e único.
O contexto do local e as exigências do cliente influenciaram o desenvolvimento de um projeto único. Como o novo escritório é uma extensão do existente, foi importante fornecer continuidade visual e espacial para o projeto como um todo. A visibilidade era necessária a partir da residência do cliente ao sul; portanto, o projeto foi orientado de acordo. Como está situado em um clima tropical úmido, também foi importante intervir e criar um microclima para fornecer uma atmosfera de trabalho. Além disso, o terreno exibia uma forma retangular, o que influenciou a forma arquitetônica.
Outro desafio era a poeira e o ruído gerados pela marcenaria situada ao leste do terreno. Um muro de tijolos com cinco metros de altura foi introduzido, protegendo o local da poluição e fornecendo um tom terroso. A introdução de um lago de peixes com água em movimento garante o desafio de criar um microclima. As trepadeiras compõem um jardim linear e também contribuem para manter o conforto térmico.
Um posto de trabalho e uma sala de conferências que visualiza a paisagem exterior foram alcançados fornecendo portas de vidro de altura total e detalhes em madeira, criando um espaço de escritório agradável. O lago de peixes percorrendo perifericamente toda a planta é acessado desde ambos os espaços. As trepadeiras da cobertura bloqueiam a luz solar, conferem privacidade e melhoram a estética. O lago é projetado com água constantemente ondulada, criando um movimento sutil na superfície. Essa água em movimento ajuda a controlar a umidade juntamente com plantas e árvores, criando uma zona de conforto térmico mesmo em um dia ensolarado escaldante. O uso de vigas generosas ajuda a tornar os espaços mais amplos, acentuado pelos acabamentos expostos e características de design elegantes. O uso de paredes de tijolos, que são iluminadas pelo sol através da abertura na cobertura, é outra característica importante do projeto.
Significado do projeto - Tentou-se unificar a natureza com o ambiente construído. Com base na pergunta: "Por que não é possível projetar a natureza juntamente com os espaços que precisamos?" O projeto visa estabelecer a importância e os benefícios de incorporar elementos naturais. Ele reforça a ideia de expor os materiais em sua forma verdadeira. Independentemente da função e do tamanho do projeto, a qualidade deve ser assegurada em qualquer espaço projetado.
Áreas de inovação - A estrutura flutuante é sustentada por pilares imersos no corpo d'água. Isso aumenta a leveza do projeto elevando-o do chão. O corpo d'água é acessível a partir de ambos os espaços de trabalho, permitindo que se desfrute de uma espécie de spa durante os intervalos de trabalho. O projeto inspira a paisagem e beneficia igualmente os usuários e visitantes. A transformação aditiva empregada no paisagismo incentiva reuniões ao ar livre onde entre elas há um 'Tulasi Thara', elemento clássico da arquitetura de Kerala redefinido com uma forma mais simples.
Detalhes da arquitetura sustentável - O escritório funciona com energia solar, tornando-o uma edificação de energia zero. A água rica em nutrientes do lago de peixes irriga as plantas ao redor, enquanto os peixes fornecem bactérias benéficas e minerais. O pavimento poroso ao ar livre permite que a água percole no solo durante a estação chuvosa, minimizando o escoamento superficial e retendo o lençol freático.
Detalhes da arquitetura socialmente responsável - O projeto é introduzido em uma localidade sem conhecimento da importância de reter, preservar e abraçar a natureza. A arquitetura do escritório é um exemplo que aborda a importância da eficiência energética e promove mudanças a partir da perspectiva dos habitantes locais. No entorno do escritório existe uma escola, ou seja, ele pode se tornar uma oportunidade de inspirar a geração mais jovem a perceber, pensar e construir fora da caixa.
Perfil do usuário e resposta - Os usuários são engenheiros e arquitetos, os quais têm apreciado o fato de que o novo escritório cria uma experiência de trabalho diferente.